Carregando



Embora ambos os profissionais possuem o propósito de cuidar da saúde mental de seus pacientes e ajudá-los a solucionar seus incômodos emocionais, algumas diferenças nas abordagens de cada um, são importantes serem observadas na hora de marcar uma consulta com o especialista. Só assim, saberá qual o mais adequado de acordo com a sua necessidade e desejo.

Algumas diferenças:
- O psicanalista é um profissional da medicina, da psicologia ou de qualquer outra área de formação que fez um curso específico em psicanálise e, o psicólogo é um profissional graduado em psicologia.
- O psicanalista estuda vários autores como: Freud, Lacan, Sandor Ferenczi, entre outros, porém com o foco específico na psicanálise, enquanto o psicólogo estuda também vários autores, porém com diferentes abordagens de atuação, como por exemplo: A cognitiva comportamental, a psicanalítica, a humanista, a sistêmica, entre outras.
- O psicanalista foca em explorar o inconsciente, buscando compreender as raízes dos problemas emocionais, os traumas de infância, as neuroses e psicoses através do que o analisando fala livremente durante a sessão de análise. Por outro lado, a psicologia tem muitas linhas de atendimento, algumas delas focadas no que o paciente traz do que está vivendo no momento e o profissional trabalha essas questões presentes.







Depende, na clínica que ofereço, o valor da análise é de acordo com o desejo da pessoa em estar em análise, relativo à subjetividade de cada um. Se falarmos em preço lógico e não subjetivo, uma sessão custa em média de R$ 150,00 a R$ 300,00.

Quando a clínica é oferecida para todos, o valor deve ser definido pela dupla analítica envolvida no processo, ou seja, um acordo entre o profissional e seu paciente. O importante é que tenha um valor, papel simbólico na psicanálise e muito significativo, o paciente se coloca em primeiro lugar ao investir em si, o que aumenta seu comprometimento com o tratamento, além de ter um significado relevante a ser observado sobre como o analisando lida com o dinheiro.

Sobre o tempo da sessão, também varia. Em média, em torno de 50 ou 60 minutos, sendo realizadas normalmente uma vez por semana, no mínimo. Dependendo pode durar até menos, se durante uma sessão o analista sentir necessidade de usar o tempo lógico e não cronológico para chegar ao fim da mesma, por perceber que se falou de algo de extrema relevância que seria importante levar para reflexão até o próximo atendimento ou por ser algo muito doído a ponto de o próprio paciente não querer falar mais e pedir para encerrar a sessão.








Quando é interpretado pelo analista durante a investigação que está difícil para o paciente entrar em análise, por talvez apresentar algum tipo de transtorno mental, muitas vezes relatado pelo próprio analisando.É nesse momento que associamos a psiquiatria com a psicanálise, pois se for necessário o uso de medicamentos, só o médico especializado poderá receitar.







Estudos tem demonstrado a eficácia da psicanálise não apenas na questão da ajuda do indivíduo a se conhecer melhor, mas também no tratamento de transtornos de ansiedade, depressão e outros problemas emocionais através do autoconhecimento acessando o inconsciente, que leva a elaboração dos desejos e também o ajuda a lidar melhor com seus medos e frustrações.







Sim. A psicanálise é indicada para todos que tem o desejo de estar em análise, inclusive para os idosos. Entendendo que há uma gama de perdas que o idoso se deparou no transcorrer da vida, como a perda de um espaço social, da vitalidade, da visibilidade, das referências e de algumas pessoas, a psicanálise é vista sim como um recurso poderoso para os 60+ suportarem suas faltas, que muitas vezes, lhes causam um sentimento de luto muito difícil de ser lidado sozinho, sem a ajuda de um profissional.

Funciona para todos os idosos com sintomas semelhantes? Obviamente não, assim como não funciona (no sentido de adaptação ao método) para todas as crianças, adolescentes, adultos mulheres ou homens. O importante é iniciar as sessões de análise, se der continuidade é porque está fazendo bem e os resultados virão positivamente.

A clínica E F, oferece atendimento em domicílio na cidade de Jacarezinho e região para idosos que estão acamados, impossibilitados de irem até a clínica.